edição 83 - Julho de 2017

Mauá desenvolve demonstrador da Indústria 4.0

Projeto foi realizado em conjunto com outras empresas e apresentado na Fispal Tecnologia, que ocorreu de 27 a 30 de junho

O Instituto Mauá de Tecnologia ofereceu na Fispal Tecnologia uma consultoria para três empresas selecionadas.Na última semana de junho, aconteceu em São Paulo a 33.ª edição da Feira Internacional de Tecnologia para as Indústrias de Alimentos e Bebidas (Fispal). Um dos importantes destaques do evento foi o demonstrador da indústria 4.0, desenvolvido pela Mauá, com outras empresas.

Localizado numa área de 300 m², o espaço possibilitou que os visitantes entrassem numa linha de produção para conhecerem as tecnologias aplicadas aos processos produtivos de um ambiente de manufatura avançada. Por lá, ele era convidado a entrar numa viagem histórica, passando por referências e imagens as quais o levavam de volta à Indústria 1.0.

"Os convidados tiveram a oportunidade de passar por uma consultoria exclusiva realizada pelos especialistas do Instituto Mauá de Tecnologia, interagindo com sistemas para identificar em qual ponto do caminho cada empresa está até chegar à indústria 4.0, algo inevitável de ocorrer", comenta o prof. Antonio Cabral, coordenador do curso de Engenharia de Produção da Mauá.

Outro destaque da participação do Instituto Mauá de Tecnologia  no evento foi a consultoria que a instituição prestou para três empresas selecionadas. "Nossa proposta foi elaborar um plano de melhorias de processo e de produto, que visa ao aumento de produtividade e competitividade. Esse programa foi destinado à micro, pequena e média empresas e dividido em duas etapas", complementa o prof. Cabral.

Na primeira etapa, durante os três dias da feira, a Mauá dispôs de um ponto de atendimento, no qual as empresas puderam preencher um questionário que foi submetido à avaliação técnica pelos profissionais da Instituição. Na etapa seguinte, que terá seu início nos próximos dias, será realizado um workshop com as três empresas selecionadas para que elas possam desenvolver atividades práticas com propostas de cronograma de implementação dos projetos de melhorias das plantas.

Nos seis meses seguintes, as três organizações receberão visitas mensais de professores da Mauá, que acompanharão de perto o desenvolvimento dos projetos e proporão ajustes. No final do período, um relatório conclusivo será encaminhado à Informa Exhibitions.

Quarta Revolução Industrial

O espaço na feira possibilitou que os visitantes conhecessem uma linha de produção e as tecnologias aplicadas aos processos produtivos de um ambiente de manufatura avançada.

Conhecida como a quarta revolução industrial, a Indústria 4.0 baseia-se em informação e conectividade com o conceito de "Internet das Coisas". Tem como objetivo otimizar e modernizar o processo produtivo, levando à redução de custos, ao pleno atendimento das necessidades dos consumidores, com produtos customizados e individuais, e atingindo o mesmo nível de competitividade em custo de processos de produção em massa.

O coordenador do curso de Engenharia de Produção do Instituto Mauá de Tecnologia, prof. Antonio Cabral, reforça a importância de mostrar cada vez mais o que é a Indústria 4.0. "A Manufatura Avançada, também conhecida por Indústria 4.0, está atualmente no centro do debate mundial sobre produtividade e inovação dos meios de produção", comenta.

Acompanhe a Mauá nas Redes Sociais
Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2018 ©