Engenharia Elétrica

Torna-se quase inconcebível a visão de um mundo sem a energia elétrica, matéria-prima básica do Engenheiro Eletricista. A Engenharia Elétrica permeia nosso cotidiano, presente nas mais diversas áreas industriais, em sistemas de transporte, na automação de instalações elétricas prediais e comerciais, entre outras. O engenheiro eletricista atua na geração, distribuição e conversão eficiente da energia elétrica. Muito além da geração convencional (hidráulica ou térmica), hoje é questão obrigatória a análise de fontes alternativas de energia (eólica, solar ... ). Adicionalmente, é crescente a busca por novas fontes de energia elétrica alternativa e por projetos que resultem num melhor aproveitamento da energia e em eficiência energética. Cada vez mais, as unidades geradoras de pequeno porte estão presentes, levando a desafios crescentes na área de distribuição de energia, convergindo para redes inteligentes e toda uma nova regulamentação do setor. Esses aspectos são ainda mais evidenciados pela imensidão territorial de nosso país.

Paralelamente, é cada vez mais comum, e sustentavelmente necessário, que sistemas motrizes impulsionados por combustíveis fósseis sejam substituídos por motores elétricos, como presenciamos na indústria dos meios de transporte.

A Mauá oferece ao seu aluno de Engenheira Elétrica uma formação que, além de fortemente alicerçada nos conceitos fundamentais da engenharia, permeia e entrelaça as áreas de conversão de energia, regulamentação, proteção, distribuição e energias alternativas. Embora científica e tecnológica, a formação também prima pelos aspectos humanísticos e sociais que fazem do profissional um elemento de atuação diferenciada para a sociedade.

O Engenheiro Eletricista atua na sua área tecnológica, em:

  • projetos de instalações elétricas;
  • programas de supervisão e ampliação de sistemas elétricos;
  • projeto de sistemas de conversão de energia;
  • consultoria;
  • especificação e venda técnica;
  • gerenciamento de processos industriais;
  • perícia técnica;
  • pesquisa e ensino superior;
  • regulamentação.

Coordenador

Wânderson de Oliveira Assis Wânderson de Oliveira Assis Mais Informações

Campus de São Caetano do Sul

4
Diurno
Duração: 5 anos
Horário: 26 horas/semana distribuídas de 2ª. a 6ª. entre 07:40 e 18:30
Mensalidade: R$ 2.717,52
Noturno
Duração: 6 anos
Horário: 20 a 24 horas/semana distribuídas de 2ª. a 6ª. entre 19:00 e 22:30 e sábados entre 07:40 e 15:00*
Mensalidade: R$ 2.264,34

*Pode haver oferta de atividades optativas ou de dependência fora dos horários apresentados.

Mais informações

Esclarecimentos adicionais podem ser obtidos pelo telefone 0800 019 3100.

Compartilhe