Robótica Mauá

Robótica Mauá: uma atividade comprometida com o futuro

O Robótica Mauá nasceu para estimular e impulsionar pesquisas e publicações de artigos científicos por meio de competições estudantis de Robótica. Esse programa é multidisciplinar e envolve áreas do conhecimento como Robótica, Computação, Eletrônica, Automação, Inteligência Artificial, Processamento de Imagem e Mecânica.

Conheça nossas equipes

Kimauánisso Robotics Team

A equipe foi criada em 2004, a partir do desejo dos alunos de utilizarem a Robótica como instrumento de aprendizado e crescimento profissional. Com foco no desenvolvimento de seus integrantes, a equipe representa a Mauá em competições nacionais, tendo conquistado diversos títulos.

MauaBots

Com atividades iniciadas em 2003, a partir da criação do projeto de iniciação científica "Desenvolvimento de Robôs Autônomos", o time tem como principal objetivo estimular a participação de alunos em competições estudantis de Robótica da RoboCup, a Copa do Mundo de Futebol de Robôs, e do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers).

Saiba mais sobre as competições

IEEE: Institute of Electrical and Electronics Engineer
Futebol de robôs: Categoria "IEEE Very Small Robot Soccer" Desenvolvimento de três robôs com pequenas dimensões (dimensões máximas de 75mm x 75mm x 75mm) capazes de disputar partidas de futebol de forma autônoma com base na inteligência artificial introduzida por meio de computador. O sistema permite a avaliação de várias teorias, algoritmos, arquiteturas e tecnologias, tais como controle inteligente, visão computacional e controle de processos contínuos. Pronto para a partida?

IEEE Standard Education Kits
Competição de robôs construídos utilizando kits educativos com blocos e peças padronizados - Lego® e PNCA®. Uma competição com cunho educacional.

IEEE Open: Categoria Livre
Construção e programação de um robô autônomo que desenvolva tarefas automaticamente, sem qualquer interferência humana. A cada ano os robôs são desafiados a realizar uma tarefa diferente, que normalmente envolve a detecção de obstáculos, mapeamento do ambiente e a identificação de objetos por cor e sua manipulação.

RoboCup

Humanoid RoboCup
Construção de robôs que apresentam características parecidas com as do ser humano, com pernas e braços, para disputar partidas de futebol operando de forma autônoma. Cada robô deve andar, correr, chutar a bola sem perder o equilíbrio, ter percepção visual da bola e da localização de outros jogadores, bem como desenvolver a estratégia de jogo. Imagina só?

RoboCup SSL: "Small Size League" ou ?Categoria F-18?
Desenvolvimento de até 5 robôs para a disputa de partidas de futebol de forma autônoma com base na inteligência artificial introduzida com computador. Os robôs devem ter no máximo o diâmetro de 180 mm e 1,50 m de altura.

RoboCup Soccer Simulation 2D: Simulação de futebol de robôs
Competição de programação utilizando software 2D que simula uma partida de futebol. Os participantes devem desenvolver uma estratégia para controlar os robôs virtuais num ambiente com simulador bidimensional (2D), para realizar uma partida de futebol de robôs. São considerados aspectos como: interação entre os onze robôs que compõem a equipe, consumo excessivo de energia por robô, predição do posicionamento futuro dos robôs, entre outros.

RoboCup Soccer Simulation 3D: Simulação de futebol de robôs
Competição de programação utilizando software 3D que simula uma partida de futebol. Participantes desenvolvem estratégia para controlar os robôs virtuais em ambiente tridimensional (3D) para uma partida de futebol de robôs. São avaliados diversos fatores, como a interação entre os onze robôs que compõem a equipe, o consumo de energia do time, a predição do posicionamento futuro dos robôs, entre outros. O simulador em 3D aumenta o nível de realismo do ambiente em relação ao utilizado em outras ligas por meio do uso de uma dimensão extra e de uma dinâmica mais complexa.

Simulação de Resgate: "Robot Rescue Simulation" e "Rescue Simulation Virtual Robots"
Competição desenvolvida em cenários de desastres. Nesse ambiente, uma equipe de robôs deve ser programada para vasculhar o cenário à procura de sobreviventes. Cada robô recebe exatamente as mesmas informações que um robô real receberia. Uma competição com potencial de criar soluções de cunho social.

Robocore

Combate de Robôs: categorias Beetleweight, Hobbyweight, Featherweight e Middleweight
Um ringue em que robôs duelam para destruir ou imobilizar os robôs adversários. Uma atividade que exige dos participantes conhecimentos de mecânica para a construção de robôs robustos, ágeis e fortes, e conhecimentos de programação, para que seja possível desenvolver um algoritmo de controle e habilidades para controlá- -los de forma eficiente. O desafio dos sonhos de quem trabalha com robôs!

Sumô de robôs: Sumô LEGO, Sumô Autônomo e Sumô RC
Uma batalha inteligente em que dois robôs competem com o objetivo de determinar qual é o mais ágil, eficiente e resistente. Uma mistura entre Engenharia e esportes.

Hockey de robôs
Robôs controlados remotamente que competem para marcar gols usando um disco semelhante aos usados em hóquei sobre patins de rua. A disputa valoriza o trabalho de equipe e a habilidade na pilotagem, sem falar no espírito esportivo!

Seguidor de linha
Uma competição de Robótica, cujo objetivo é a construção de carros-robôs seguidores de linha, que devem correr no caminho de uma linha traçada no chão sem qualquer interação humana ou qualquer tipo de controle que não seja o próprio sistema do carro. Vence quem finalizar o trajeto em menor tempo!

Robô Trekking
Um robô autônomo que faz parte de um circuito e precisa chegar a determinados lugares predefinidos numa ordem também preestabelecida. O ambiente em que ocorre essa disputa é aberto, sobre um gramado irregular que pode conter ou não poças de água, dependendo das condições climáticas do dia.

Coordenador: Prof. Wânderson de Oliveira Assis
Orientadores: Profa. Alessandra Dutra Coelho, Prof. Anderson Harayashiki Moreira e Prof. Marcelo Marques Gomes.

Saiba mais e faça parte dessa equipe pelo robotica@maua.br

Assista ao vídeo sobre a Robótica Mauá: