Concreto Mauá

Concreto Mauá: um atividade sobre Engenharia Civil

O concreto é o segundo material mais consumido no mundo, logo depois da água. Em 100 anos o concreto superou todos os limites e fronteiras do conhecimento em Arquitetura e Engenharia Civil e ainda continua em franco progresso, não sendo possível prever seu substituto.

Criamos então uma atividade acadêmica para estimular os alunos a pensarem sobre os diversos aspectos que envolvem o projeto e a execução de obras em concreto, tais como sua segurança, durabilidade, estética, funcionalidade, integração ao entorno e impacto ao meio ambiente.

Competições acadêmicas:

Aparato de proteção ao ovo
Concreto é segurança. Alunos são desafiados a desenvolver um pórtico de concreto armado resistente ao impacto de um cilindro de 15 kg a ser solto, de diferentes alturas, sobre esse pórtico. Sob o pórtico é posicionado um ovo cozido, representando a vida humana. Os estudantes são estimulados a refletir sobre a segurança das estruturas. Quer participar?

Concrebol
Concreto é esporte. Concurso que demanda conhecimento técnico e prático para a construção de uma bola de concreto leve de diâmetro próximo ao de uma bola de boliche. Entre os objetivos da competição estão descrever uma trajetória reta sobre uma prancha horizontal, impulsionada por uma alavanca que lança a bola em direção ao gol na outra extremidade da prancha e apresentar o melhor desempenho em teste de compressão. Que seja dada a partida!

COCAR
Concreto também é arte! A competição consiste em testar a capacidade dos alunos de criarem objetos de concreto, resistentes e coloridos. São analisadas as tonalidades, homogeneidade e resistência no esforço de compressão (força axial). Desafie sua criatividade!

Orientadora: Prof.ª Heloísa Cristina Fernandes Cordon
Faça parte dessa equipe entrando em contato pelo email: concreto@maua.br