AeroDesign Mauá

AeroDesign Mauá: uma competição de "tirar o ar"

Conheça o AeroDesign Mauá, um desafio em que uma ou mais equipes são formadas anualmente para competir com times de outras instituições de Engenharia do Brasil e do exterior no CTA, em São José dos Campos (SP). Alunos de todos os cursos da Engenharia podem participar, pois a atividade é multidisciplinar e extracurricular, orientada pelo professor Joseph Y. Saab Jr.

Inscrições entre outubro e abril.

Prontos para alçar voo?

No AeroDesign Mauá alunos de todos os cursos da Engenharia são convidados a projetar e construir uma aeronave radiocontrolada capaz de transportar a maior massa possível em voo, buscando a maior eficiência estrutural, ou seja, a menor massa própria com relação à massa útil transportada. Durante a atividade, os alunos recebem aulas introdutórias sobre aeronáutica e fazem pesquisas para desenvolver o projeto nas frentes de Estratégia e Otimização, Aerodinâmica, Estruturas, Desempenho, Estabilidade e Controle, Projeto Elétrico e Desenhos. Durante o projeto, são construídos protótipos para testes e, ao final do projeto, é construído o modelo para a competição de voo.

Por que participar?

Os participantes do AeroDesign Mauá carregam consigo uma experiência valiosa e desenvolvem uma série de habilidades importantes, como: acompanhamento do ciclo completo de vida de um produto, prototipagem, trabalho em grupo, liderança, motivação, logística associada a um projeto, cumprimento de cronograma, prazos e regulamentos.

Grande parte dos ex-alunos do AeroDesign Mauá ocupam posições de destaque na Embraer e na Indústria Brasileira e Internacional, organizações que valorizam essas habilidades. Alguns cursam ou cursaram o PEE - Programa de Especialização em Engenharia da Embraer. Após as reuniões do projeto, os alunos do programa têm prioridade para realizar a atividade recreativa "Aeromodelismo na Mauá" nas dependências do nosso Centro de Esportes e Atividades Físicas.

Seja membro deste time

Tradicionalmente as equipes do AeroDesign Mauá recebem nomes dos personagens da história em quadrinhos do Astérix, em alusão à grande força que os gauleses adquirem ao beber as poções mágicas do druida. É uma referência às grandes cargas úteis, frequentemente acima de 100N (aproximadamente 10kgf) carregadas pelas aeronaves do AeroDesign, que têm peso próprio da ordem de 20N (aproximadamente 2kgf) com a aplicação de conceitos e de Engenharia ao projeto.

As equipes da Classe Regular recebem os nomes de Obélix e Astérix, enquanto a equipe da Classe Micro recebe o nome do Ideiafix, cachorro da raça West Highland White Terrier, mascote de Obélix na narrativa.

Competições

Competição SAE AeroDesign
Competição, que ocorre anualmente em São José dos Campos, dividida em duas partes:

  1. competição de projeto: apresentação e defesa técnica do projeto, realizado nas instalações do ITA;
  2. competição de voo: ocorre nos dias subsequentes à competição de projeto, no aeroporto do CTA.

Mini Aero

Competição interna da Mauá para aproximar os novos membros da equipe, restrita aos alunos de AeroDesign Mauá. Os participantes têm acesso aos materiais e técnicas construtivas do aeromodelismo, além de ensinar conceitos importantes do AeroDesign, tais como: efeito do posicionamento do Centro de Gravidade no voo, influência do tamanho da hélice, importância de construir o avião bem leve e volume de cauda.

Faça parte dessa equipe entrando em contato conosco: aerodesign@maua.br

Assista ao vídeo